PETVIL – 2016/2017
Concurso Sumário Objetivos Equipa de Investigação Resultados
Os objetivos deste projeto, que abaixo se elencam, exprimem-se nas áreas da investigação, da formação pós-graduada e da disseminação do conhecimento a públicos diferenciados. São eles:
1 – Conduzir a um patamar superior a colaboração estabelecida entre duas equipas de medievalistas (uma francesa e outra portuguesa) com investigação consolidada própria em temas urbanos e, nomeadamente, na problemática das pequenas cidades.
2 – Elaborar e transmitir um estado da arte circunstanciado acerca da historiografia sobre as pequenas cidades na Idade Média, bem como da tipologia das abordagens até ao momento realizadas, tanto em Portugal quanto em França.
3 – Estabelecer as bases de uma possível comparação entre núcleos medievais de pequena dimensão situados em Portugal e em França, através de uma exigente e demorada definição de conceitos operativos e de metodologias.
4 – Circunscrever um objeto comum de análise historiográfica, com base numa escolha criteriosa de pontos de observação que torne possível a compreensão local de fenómenos globais; para tanto, identificam-se as pequenas cidades, das malhas e redes urbanas a serem investigadas, em Portugal e no domínio francófono.
5 – Capitalizar a presença de especialistas estrangeiros que as missões previstas neste acordo tornam possível, para desenvolver a formação avançada (mestrado e doutoramento) nas instituições cooperantes.
6 – Produzir publicações digitais em conteúdo aberto nos sites das duas instituições e em revistas especializadas como forma de divulgação à comunidade científica e ao público em geral os resultados da investigação.
7 – Disseminar nas comunidades e coletividades locais, com as quais as duas unidades de investigação (francesa e portuguesa), mantêm parcerias o progresso do conhecimento histórico e historiográfico, a fim de contribuir para a preservação da herança cultural dessas populações.
8 – Avaliar as possibilidades de adaptação a uma escala mais alargada, a outros reinos do ocidente medieval, do modelo de análise aplicado aos pequenos núcleos urbanos de Portugal e França.