ApresentaçãoOrganizaçãoProgramaCalendarizaçãoSubmissõesInscrição
Realiza-se em Castelo de Vide (Portugal) entre 4 e 6 de maio de 2023 o colóquio O mundo urbano em rede: pequenas, médias e grandes cidades (da Idade Média à Época Contemporânea). A sua organização resulta da iniciativa conjunta da Rede das Pequenas Cidades no Tempo, do Município de Castelo de Vide, de três unidades de investigação da NOVA FCSH (Instituto de Estudos Medievais, Centro de Humanidades e Instituto de História Contemporânea), da Casa de Velázquez (Madrid), do Grupo de Investigação HISEURAM 970758 (Univ Complutense de Madrid) e do projeto Frontown (PTDC/HAR-HIS/3024/2020).
O interesse da historiografia urbana sobre as pequenas cidades manifestou-se, de forma contínua, mas pouco intensa, desde os anos oitenta do século passado, nomeadamente através do estudo das hierarquias urbanas, da distribuição espacial das vilas numa região, ou das relações cidade/campo. Até ao momento, contudo, o tópico das relações estabelecidas entre pequenas, médias e grandes cidades, apesar de não omitido, está longe de poder considerar-se consolidado como tema de investigação. Principalmente, foi pouco questionado o lugar que as pequenas cidades ocupam/ocuparam nos fenómenos de interconexão de larga escala e quais os componentes, as modalidades, a intensidade e a relevância desse seu (eventual) envolvimento. O argumentário integral pode ser descarregado aqui.
Convidam-se todos os investigadores que assumam o urbano como objeto de estudo desde diversas disciplinas (História, Arqueologia, História da Arte, Literatura, Urbanismo, Direito, Património, Turismo…), a participar neste colóquio, enviando propostas de sessão, comunicação ou póster no âmbito dos seguintes painés temáticos:
1 – Epistemologia, metodologias de análise e estados da arte sobre vínculos e fluxos entre pequenas, médias e grandes cidades.
2 – As pequenas vilas como nós dos fluxos comerciais, industriais, financeiros, militares, informativos e artísticos.
3 – Os vínculos políticos, administrativos, jurídicos, sociais e religiosos entre núcleos urbanos: alterações e permanências.
4 – Vinculos e fluxos fronteiriços e transfronteiriços entre pequenas, médias e grandes cidades: uma dinâmica própria?
5 – Núcleos urbanos em áreas de baixa densidade populacional: respostas e desafios para o reequilíbrio da rede territorial.
6 – Turismo, património e redes: as pequenas cidades como motor de desenvolvimento local.
As apresentações poderão ser realizadas em português, espanhol, francês ou inglês.